domingo, 11 de dezembro de 2011

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Por Maria da Penha Gaspar Pereira

Dia de reflexão sobre o racismo

Zumbi nasceu no ano de 1655, foi criado e batizado pelo Padre Antônio de Melo em Recife que lhe deu o nome de Francisco.  Ensinou-lhe o português e o latim. Aos 15 anos escolheu fugir para Palmares. Pouco depois, tornou-se um general. Ele não gostava dos acordos que Ganga Zumba seu tio, fizera com o governador, porque diariamente os militares do governo invadiam Palmares, portanto Zumbi fez o seu próprio exercito e começou a reorganizar a comunidade de Quilombo de Palmares.
O Quilombo de Palmares era um local de preservação da cultura negra através da musica, dos ritmos, das vestimentas africanas, da religião, da sagrada cozinha do candomblé e da resistência coletiva. La não viviam só os (as) negros (as), mas também branco (as) pobres, índios (as) e mestiços (as) extorquidos (as) pelos colonizadores. Viviam neste espaço cerca de 20 a 30 mil pessoas, sua atividade principal era agricultura num sistema de trabalho coletivo. As lutas continuaram e em 1693, o governo estabeleceu como prioridade a destruição do quilombo, a partir desta ocasião, com canhões e mais de 10 mil militares, Domingos Jorge Velho conseguiu realizar o massacre em Palmares.
Embora ferido, ZUMBI conseguiu fugir. Dois anos depois as tropas militares o assassinaram, após capturar e torturam um dos membros do grupo do herói.
Sua morte ocorreu no dia 20 de novembro de 1695 pelas forças da repressão  da coroa portuguesa. Foi esfaqueado, degolado, tendo sua cabeça exposta em praça publica. Por essa razão o Movimento Negro instituiu essa data como Dia Nacional da Consciência Negra.
Em 09 de janeiro de 2003 através da Lei 10.639/2003 que Estabelece o Ensino da Historia da África e da Cultura afro brasileira nos Sistemas de Ensino. esta data foi oficialmente intitulada em todo território nacional.
O Movimento Social Negro brasileiro não esperou uma lei para lembrar desse importante herói. Em novembro de 1995 este movimento organizou com êxito a Marcha Zumbi dos Palmares para Brasília Contra o racismo, pela cidadania e a vida para comemorar os 300 ANOS DE MORTE DO MAIOR LIDER NEGRO BRASILEIRO  que mais durou na historia do Brasil.
Esta data nos permite a fazer uma releitura e perceber que o Brasil foi construído com forças muito mais africanas e a grande maioria da população negra se encontram em condições de misérias, sendo uma herança herdada pelos mais tratos do Estado por faltas de politicas publicas de direito e não de politicas publicas compensatórias, curativas que não emancipara o cidadão e sim colocara sempre em situações de dependência. No Quilombo dos Palmares Zumbi implantou politicas publicas para todos  aqueles e aquelas, brancos pobres ou aqueles que nao aceitava as injustiças dos outros brancos, negros que conseguiam fugir para lá e índios, todos trabalhavam e viviam do seu sustento justamente.

Por isso que as POLÍTICAS DE COTAS RACIAS, DIREITOS HUMANOS, MULHER, são necessários. Vivemos em um sociedade em ainda precisa de mudar muitas coisas. Estamos apenas começando.
  
 
Referencia: Bento, Maria Aparecida Silva. Cidadania em Preto e Branco / Discussão Aberta – São Paulo: Ática, 2006.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário